sexta-feira, 31 de maio de 2013

NASCE UMA ESTRELA


Imagine que em pleno 1998 este filme criticava o efeito das mídias sobre as pessoas, em O Show De Truman há uma critica sobre a realidade de os produtos cada vez mais quererem controlar os consumidores.


Ele começa nos situando em Seaheaven (Paraíso no mar), um cenário gigante de um reality show onde uma pessoa é a grande estrela, este é Truman, que vive praticamente em um comercial de margarina.


O reality show é sobre a maior estrela do mundo, com a intenção de mostrar desde o primeiro choro, até o ultimo suspiro. O resto das pessoas que vivem na ilha são apenas figurantes e uma mentira, seus amigos, colegas e esposa são nada além de atores.


Mesmo tendo um bom emprego, uma bela mulher em casa e um ótimo amigo para se tomar cerveja, Truman não se sente satisfeito e completo. Mesmo sem saber que tudo gira em torno dele com o propósito da televisão, ele busca viver sua vida, não uma imposta pelos atores que o rodeiam.


Ainda tem de conviver com o fato de não amar sua esposa, seu primeiro amor era Sylvia, mas a produção do reality nunca deixou que eles tivessem uma relação, pois estava destinado a se casar com Meryl, e é com uma ponta de desconfiança que Truman começa a perceber o que acontece ao redor dele.


Mas um grande ponto que prende Truman a Seaheaven é o trauma que ele passou ao perder seu pai no mar, outra trama da produção do reality, o que mudou seu sonho de ser explorador, assim ele fica com medo de sair da cidade, além do mais todos os figurantes tentam mudar a opinião dele com viagens e etc.


Uma metáfora bem pensada que foi usada no filme foi em seu início, quando uma holofote cai no meio da rua e Truman estranha, isso significa uma "luz" que traz o "conhecimento" ao Truman. Outra é o fato de Truman ser uma abreviação de True + man (verdade + homem), pois o personagem é o único que vive a realidade. E como se não bastasse metáforas há o nome do diretor do reality, Christof = Christ + of (Cristo + de), é uma crítica à religião, o diretor ser o controlador de tudo e só depois que Truman descobre a verdade consegue atingir a verdade.


Perceba que também em um momento do filme, quando o diretor é perguntado: “Por que acha que Truman nunca chegou a descobrir a verdadeira natureza do mundo que o rodeia?” E ele responde: “Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos. É muito simples”, neste momento aparecem dois vigias noturnos que balançam com a cabeça , estão totalmente imersos na televisão, ou seja, aceitam a realidade de seu mundo, e não fazem nada para mudar, e tal como os vigias temos as garçonetes, o homem na banheira, as senhoras que vivem em seu sofá e outros que aparecem no decorrer do filme.


Agora você está disposto a sair de um mundo alienado e enxergar as verdadeiras cores do mundo? Sair da frente do computador, televisão, ou o que quer que seja para viver outras coisas que o mundo pode te oferecer? Ou prefere viver o Show de Truman e ser controlado pelas marcas aos seu redor? Tenha um bom dia, e em caso de eu não te ver mais, uma boa tarde e boa noite!

critica o show do truman, review o show do truman, filmes de comedia do jim carey

Nenhum comentário: